Lançamento do Livro O Cromatismo Cezanneano

Comentários

Email recebido do poeta Francisco Marcelo Cabral

Li seu livro e agradeço ter-me citado nele.
Não sei de outro pintor brasileiro que tenha atingido esse nível de reflexão sobre a arte da pintura e sobretudo sobre a natureza e as inter-relações das cores.
Você é um mestre, capaz de transferir para o campo das considerações filosóficas as questões que lhe impõe a prática de uma arte que exige o envolvimento comprometido do sentido da visão, por si só uma complexa realidade que nos seres humanos implica também ou principalmente um suporte de memória e viés psicológico.
Grande abraço do seu
Chiquinho

Email recebido da artista plástica Suzana Queiroga.

75! caramba! e que eu vou fazer 50!!!!!! que loucura o tempo, não é Zé? mas a nossa cabeça continua a mesma! Vou ler sim, com toda atenção e carinho e depois te passo minhas impressões, com o maior prazer.
Adorei a tímida e estudiosa... rs
Fique bem e se recupere, voce é uma fortaleza e nossa referência de pintor! lembre disso!
carinho da amiga
Suzana

Um comentário:

Anônimo disse...

É com muito prazer que tenho esse amigo carioca e grande artista plástico e filósofo José Maria Dias da CRUZ em minha vida, mais feliz ainda fico, quando sei que este grande homem admira o meu trabalho,e tendo certeza disso, me torno uma pessoa mais feliz!!!
Nem sei se existe destino, se existe sincronicidade, ou se pessoas que pensam igual acabam se encontrando de alguma maneira... Ou quem sabe os artista precisam se encontrar e a gente se encontrou... Obrigada pelo cromatismo Cezzaneano existir, pelo da cor na pintura existir, a cor e o cinza existir e por vc existir...Agora sei que tenho um amigo e nele deposito todo o meu amor Juliana Scorza Cerávolo

FORMULÁRIOS

Chardin, a poesia muda e a verdade em pintura


Chardin, que pintor complexo! Difícil falar-se de sua pintura. Mas há uma frase que pode nos permitir alguns comentários. Diz ele que o pintor tem que manter uma certa distância de seu modelo. Pensamos: se há uma aproximação o pintor pode se perder nos detalhes; se um afastamento, se perde da pintura; no devido lugar compreende a verdade da pintura. É curioso
observar suas pinceladas. Não demonstram um gesto, mas a objetividade ou realidade de uma pincelada, como que dissesse "isso é uma pincelada". O mesmo se pode dizer das cores: "isso não é a cor de um objeto, isso é uma
cor." Pouco importa que se muitas vezes muito esmaecida. Cézanne o compreendeu muito bem quando afirmou que "La nature se debrouille." A pintura por si só se organiza dentro de uma lógica. Uma figura, em um quadro de Chardin, nunca aparece inteira em muito de seus quadro, sobretudo naqueles pintados em sua maturidade. Um detalhe identificável, e a figura surge inteira. Há um quadro, uma cena interior. Uma empregada recostada em
um móvel, pousa levemente a mão sobre uns pães em cima do móvel. Na outra mão uma sacola com talvez uma ave morta. A saia é de um azulado esmaecido. A
sacola, os pães, a mão sobre eles pousada surgem pela identificação do rosto da empregada. O cômodo onde ela está, bem sombreado. Se liga por uma porta, pelo lado esquerdo a uma outra sala, mais iluminada. Entre uma sala e outra um filtro enorme em solene perfil, e penso em um objeto carregado de metáforas. Ou uma fronteira entre os dois espaços, o sombreado e o mais claro, filtro que elimina os recalques das sombras e ilumina as possíveis fantasias da empregada no primeiro plano de percepção. No fundo dessa sala contígua, perto de uma outra porta, uma talvez uma projeção da empregada,
conversa com um galanteador. Além desta porta um pedacinho mínimo de céu se apresenta como um limite do mundo dessa adorável empregada.

Uma aproximação de Chardin com o narrativo. O quadro em questão ilustra bem aquilo que Leonardo nos fala: "A pintura é uma poesia muda."

Penso que Chardin nos diz: não é, mas é, basta ver pelos intervalos. Por aí refere-se apenas à pintura, e nos faz pensar na sua verdade.

Noto que hoje há um interesse em Manet. Penso que para se estudar Manet tem que se começar por Chardin. Cézanne disse, diante das flores de Manet que ali estava a verdade da pintura. A verdade da pintura, como motivo da própria pintura, talvez comece em Chardin.

CONVITE TNT | EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO

CONVITE TNT | EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO
O vernissage da exposição "As formas do colorido" e o lançamento do livro "O cormatismo cezanneano", de José Maria Dias da Cruz, se darão no dia 14 de Junho, às 19 horas. O endereço da Galeria TNT é; Estrada Barra da Tijuca, 1636 - Loja A - Itanhanguá. O telefone para mais informações é: 21 2495 5756. A exposição seguirá até o dia 28 de Junho de 2011.